Diogo Cata Preta

feeds

Google Chrome já é o terceiro navegador mais acessado no Brasil

O mesmo sucesso que o Chrome teve pelo mundo, foi alcançado também no Brasil, onde o browser do Google já representa 1,11% dos acessos, tornando-se o terceiro browser mais utilizado, à frente de concorrentes como o Apple Safari e o Opera. Os dados são Predicta, consultoria especializada na análise do comportamento de navegação dos internautas brasileiros.

Segundo Fred Pacheco, gerente de Business Intelligence da consultoria, esses dados devem movimentar a briga entre Microsoft e Google.

– A queda que a Microsoft tem sofrido nos √ļltimos meses ainda √© pequena, mas tem impacto direto no multimilion√°rio mercado de buscadores, j√° que o padr√£o do Internet Explorer √© o Live Search da Microsoft, contra o Firefox e o Chrome, que usam o Google – afirma o executivo.

O executivo afirma que em curto prazo é possível que abalos mais sensíveis aconteçam ao Firefox que ao navegador da Microsoft:

– o Firefox √© utilizado em grande parte pelo grupo que chamamos de early adopters, ou seja, aquelas pessoas que aceitam inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas antes da massa e esse grupo tem maior propens√£o a experimentar inova√ß√£o mais cedo que os demais usu√°rios, por isso, podemos assumir que esse grupo ser√° o primeiro a experimentar o Google Chrome – afirma.

Isso se refor√ßa quando a an√°lise √© detalhada em acesso a conte√ļdos mais espec√≠ficos como canais de tecnologia. Neste p√ļblico, mais antenado com as inova√ß√Ķes tecnol√≥gicas, a penetra√ß√£o do Google Chrome j√° chega a 5,16% dos acessos.

РConsiderando o poder de penetração do Google no mundo online, o cenário desse mercado promete mudar radicalmente nos próximos meses Рcomplementa Pacheco.

Google anuncia novo navegador e desafia Microsoft

O Google lança nesta terça-feira um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que tem no Explorer sua principal fonte de renda, informou hoje a gigante da Internet.

O navegador do Google, que se chamará Chrome, estará disponível nesta terça em sua versão beta (de teste) em 100 países, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial.

O an√ļncio foi interpretado pela imprensa como a entrada totalmente do Google nos dom√≠nios da Microsoft, uma empresa que cresceu at√© se transformar em um gigante gra√ßas √† lideran√ßa de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer.

“Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos not√≠cias. Por isso, come√ßamos a pensar seriamente em como seria se cri√°ssemos um navegador”, asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gest√£o de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.

“A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que n√£o necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna”, afirmaram.

Uma das fun√ß√Ķes do Chrome ser√° isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido.

No entanto, os diretores anunciaram que a versão lançada nesta terça é apenas o início, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo. Além disso, o programa terá um código aberto, por isso os programadores poderão desenvolver seus próprios aplicativos, o que já ocorre com outros produtos do Google.

No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux.

Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Mozilla, da Firefox, com 20%.

Firefox 3 passa marca de 9 milh√Ķes de downloads

A Funda√ß√£o Mozilla comemorou, na tarde desta quarta-feira, os mais de 9 milh√Ķes de downloads do novo navegador de internet Firefox 3. Pouco mais de um dia ap√≥s o lan√ßamento oficial do novo browser

, a empresa ultrapassou a expectativa inicial de 5 milh√Ķes de downloads em todo o mundo.

No site oficial da campanha que defende o recorde mundial de downloads em 24 horas (http://www.spreadfirefox.com), a Mozilla ainda n√£o admite ter registrado a marca que garantiria um espa√ßo no livro dos recordes – Guiness Book. No site, a companhia afirma apenas que “os f√£s do Firefox precisam ter paci√™ncia”, j√° que os n√ļmeros de downloads devem ser auditados pela organiza√ß√£o respons√°vel pelos registros no livro dos recordes. Por estas e outras raz√Ķes, afirma a companhia, “isso pode levar alguns dias”.

Firefox: Mozilla quer bater recorde de downloads em 24 horas

FireFox - 24 horas

Mais de 320.000 internautas j√° se cadastraram para ajudar o navegador de internet Firefox a registrar o recorde mundial de downloads em um dia. Na √ļltima semana, a Mozilla, criadora do browser, deu in√≠cio √† campanha Download Day 2008, uma das estrat√©gias mundiais da empresa para acelerar sua disputa de mercado com o Internet Explorer, da Microsoft, √†s v√©speras do lan√ßamento da vers√£o final do Firefox 3 – atualmente em fase de testes (beta).

A idéia é que, no dia de lançamento do novo Firefox, previsto para junho, milhares de usuários registrem o recorde mundial de downloads do programa de navegação pela web. Para se inscrever basta acessar o site oficial da campanha (http://www.spreadfirefox.com)