Diogo Cata Preta

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Google lança página que busca por temas mais populares em blogs

O Google lançou nesta quarta-feira um novo serviço semelhante ao Google News, mas dedicado apenas a buscas por temas que estejam sendo discutidos em blogs pelo mundo afora. O Google Blog Search também dividido em categorias, como política, tecnologia e entretenimento, que agrupam posts sobre temas semelhantes. Para conhecer a ferramenta visite o site http://blogsearch.google.com/

Google segue comemorando aniversário e coloca no ar página e index originais de 2001

RIO – O Google segue comemorando seus 10 anos de aniversário com a apresentação de pequenos presentinhos para o usuário. Desta vez, eles colocaram no ar uma cópia do site de busca e do index da ferramenta mais antigos que ainda estão disponíveis. Quem seguir este link poderá visitar a página do Google como ela era em 2001 e os resultados das buscas refletem o conteúdo da época.

É importante notar que muitas das páginas da época não existem mais ou foram modificadas. A busca, portanto, não é perfeita, mas ainda assim garante alguns minutos de diversão. O Google cita “diversos motivos técnicos” para não reproduzir os arquivos do ano de sua fundação: 1998. Segundo o site, em janeiro de 2001 a ferramenta de busca dava acesso a 1.326.920 páginas.

Google abre concurso por projetos para ‘mudar o mundo’

RIO – O Google lançou nesta quarta-feira o projeto 10¹ºº, definido por eles como “um chamado por idéias para mudar o mundo, ajudando o maior número possível de pessoas”. O gigante das buscas promete financiar com US$ 10 milhões os cinco melhores projetos que forem recebidos.

No site do 10¹ºº, a empresa publicou um vídeo com uma animação fofinha, onde argumenta que quando alguém se movimenta para resolver problemas comuns podem surgir idéias que ajudam até mesmo milhões pessoas. O vídeo termina com a pergunta “Quantas pessoas a sua idéia pode ajudar?”

As idéias devem ser enviadas até o dia 20 de outubro, através de um formulário que pode ser encontrado neste link. Um vídeo de até 30 segundos pode ser incluído para reforçar a proposta. O Google aceita projetos nas seguintes categorias: comunidade, oportunidade, energia, meio-ambiente, saúde, educação, habitação e outros.

Os critérios para a escolha das melhores idéias, segundo o site, serão o alcance do projeto, a profundidade com que as pessoas serão afetadas, a viabilidade da implementação em curto prazo (um ou dois anos), a eficiência e a duração do impacto da idéia.

No dia 27 de janeiro o Google vai publicar uma lista de 100 idéias e o público poderá eleger as 20 semi-finalistas. Então um júri irá escolher os cinco melhores projetos, que receberão o apoio da empresa.

Bem melhor que Big Brother ou O Aprendiz, não?

Google amplia liderança no mercado de buscas nos Estados Unidos

RIO – O Google ampliou sua liderança em buscas online nos EUA, chegando a 63% do mercado no mês de agosto, contra 61,9% registrados em julho. Segundo uma pesquisa da comScore, o crescimento foi o maior em cinco meses. Os números ganham ainda mais importância quando se considera que os dois principais rivais do Google – Yahoo e Microsoft – tiveram queda na participação.

O Yahoo perdeu 0,9%, ficando com 19,6% do mercado, e a Microsoft se manteve na terceira posição, com 8,3% (queda de 0,6%). O Ask.com (4,8%) cresceu 0,3% e se manteve no quarto lugar, às frente da AOL (4,3%), que cresceu 0,1%.

A ComScore estima que o número de buscas feitas nas cinco principais ferramentas de buscas nos Estados Unidos tenha se mantido em 11,75 bilhões, mesmo número de julho.

Google vai dominar o mundo

Em 2009, o Google completa dez anos de existência e para celebrar a data, acho que a empresa decidiu dominar todo o universo.

Depois do buscador, do site de relacionamentos (orkut), do Gmail, do Google Earth e de várias outras ferramentas que nem consigo me lembrar, o Google decidiu criar um navegador próprio de internet (que ainda não testei, então não posso falar nada).

Além disso, a empresa decidiu chegar ao espaço. Através dos serviços da GeoEye, empresa especializada em informações geoespaciais, o Google enviou para o espaço, na semana passada, um satélite que fará imagens em alta resolução da terra. Esse satélite trabalhará exclusivamente para o Google.

Rapaz, já estou vendo o mundo daqui há alguns anos.

O cidadão abre a página do Google, coloca o nome da namorada no buscador e espera alguns segundos. Logo em seguida aparece uma ficha completa da moça, contendo identidade, CPF, residência, filiação e tipo sanguineo.

E digo mais, junto com a ficha aparece um mapinha no canto direito superior da tela, com uma seta, que mostra o local em que a moça se encontra na terra. E a medida que clicamos no sinalzinho de +, a câmera se aproxima e é possível ver, ao vivo, a pessoa que procuramos.

É meus amigos, o Google é o futuro.

Só espero que vocês não gostem muito de privacidade…

Google lança projeto para oferecer internet via satélite de baixo custo

RIO – Oferecer internet via satélite para 3 bilhões de pessoas a baixo custo é o novo projeto do Google, em parceria com a Liberty Global e o HSBC Principle Investments. O consórcio pretende adquirir 16 satélites de baixa órbita para oferecer acesso a países próximos à linha do Equador, na África, América Latina e Oriente Médio. A fase inicial terá metade desses satélites e deve entrar em operação em 2010.

O projeto “O3b” (Outro 3 bilhões, também na sigla em inglês) já tem US$ 65 milhões investidos pelas três empresas, mas os recursos podem chegar a US$ 750 milhões, segundo o jornal Financial Times. Larry Alder, do Google, disse ao jornal inglês que o projeto pode baixar o custo do acesso à banda larga em atpe 95%.

Mozilla diz que Firefox 3.1 será mais rápido que o Chrome

RIO – Dois dias depois do lançamento do Chrome, a Mozilla mostrou que não está disposta a perder espaço e anunciou que a próxima versão do Firefox, a 3.1, será mais rápida que o browser do Google.

O Chrome roda uma ferramenta de Javascript chamada V8, principal responsável pela velocidade do navegador, que bateu todos os adversários em testes feitos por especialistas.

Segundo Tech Crunch, para combater o V8, a Mozilla está preparando o TraceMonkey, que acompanhará o Firefox 3.1, a ser lançado até o final do ano. Segundo testes feitos pela própria Mozilla, o Firefox com o TraceMonkey foi até 28% mais rápido que o Chrome rodando no Windows XP e 16% no Windows Vista.

Google Chrome já é o terceiro navegador mais acessado no Brasil

O mesmo sucesso que o Chrome teve pelo mundo, foi alcançado também no Brasil, onde o browser do Google já representa 1,11% dos acessos, tornando-se o terceiro browser mais utilizado, à frente de concorrentes como o Apple Safari e o Opera. Os dados são Predicta, consultoria especializada na análise do comportamento de navegação dos internautas brasileiros.

Segundo Fred Pacheco, gerente de Business Intelligence da consultoria, esses dados devem movimentar a briga entre Microsoft e Google.

– A queda que a Microsoft tem sofrido nos últimos meses ainda é pequena, mas tem impacto direto no multimilionário mercado de buscadores, já que o padrão do Internet Explorer é o Live Search da Microsoft, contra o Firefox e o Chrome, que usam o Google – afirma o executivo.

O executivo afirma que em curto prazo é possível que abalos mais sensíveis aconteçam ao Firefox que ao navegador da Microsoft:

– o Firefox é utilizado em grande parte pelo grupo que chamamos de early adopters, ou seja, aquelas pessoas que aceitam inovações tecnológicas antes da massa e esse grupo tem maior propensão a experimentar inovação mais cedo que os demais usuários, por isso, podemos assumir que esse grupo será o primeiro a experimentar o Google Chrome – afirma.

Isso se reforça quando a análise é detalhada em acesso a conteúdos mais específicos como canais de tecnologia. Neste público, mais antenado com as inovações tecnológicas, a penetração do Google Chrome já chega a 5,16% dos acessos.

– Considerando o poder de penetração do Google no mundo online, o cenário desse mercado promete mudar radicalmente nos próximos meses – complementa Pacheco.

Google modifica cláusula abusiva nos Termos de Licença do Chrome

Sabe aqueles termos de licença que todo software pede para você aceitar antes de instalá-lo e todo mundo aceita sem ler? Pois os termos do Google Chrome levantaram uma onda de protestos pela internet, por conta da cláusula 11, que determina que tudo que você escreve usando o Chrome, pertence ao Google.

Após posts em vários blogs questionarem a cláusula abusiva, o Google admitiu que a exigência era um erro e modificou os termos de compromisso. Pelos termos originais, o Google teria o direito de republicar até mesmo conteúdo apenas visualizado no browser. Além de posts de blogs, emails, conversas do Google Talk, etc.

O texto original era:

“11. Conteúdo licenciado por você

11.1 Você mantém os direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tenha sobre o conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços. Ao apresentar, publicar ou exibir o Conteúdo você dá ao Google o direito perpétuo, irrevogável, mundial, livre de royalties e não-exclusivo de reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, apresentar publicamente e distribuir esse Conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços. Essa licença tem o único objetivo de permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços e pode ser revogada para alguns Serviços como definido nos seus Termos Adicionais.

11.2 Você concorda que esta licença inclui o direito do Google tornar esse conteúdo disponível para outras companhias, organizações ou indivíduos com quem o Google tenha relações de fornecimento de serviços, e de usar esse Conteúdo no fornecimento desses serviços.

11.3 Você compreende que o Google, durante os passos técnicos necessários para o fornecimento desses Serviços, pode (a) transmitir ou distribuir o seu Conteúdo em várias redes públicas e mídias; e (b) modificar seu Conteúdo para adequá-lo às exigências técnicas de redes, aparelhos, serviços e mídias. Você concorda que essa licença permite que o Google tome essas ações.

11.4 Você confirma e garante ao Google que você tem todos os direitos, poderes e autoridade para garantir ao Google a licença acima.”

A cláusula modificada ficou assim:

“11. Conteúdo licenciado por você

11.1 Você mantém os direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tenha sobre o conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços.”

CEO da Mozilla comenta lançamento do Chrome, do Google

RIO – John Lilly, o diretor-executivo da Mozilla, comentou o lançamento do browser Chrome, do Google, nesta terça-feira, em seu blog. Ele afirma que o mercado está mais movimentado do que nunca, citando como exemplos o anúncio do Chrome e o lançamento do beta 2 do IE e do Ubiquity, da própria Mozilla.

A Microsoft também liberou um comunicado oficial em que disse que “O cenário dos navegadores é altamente competitivo, mas as pessoas vão escolher o Internet Explorer 8 pela forma com que ele coloca os serviços que elas precisam nas pontas dos seus dedos, respeita suas escolhas pessoais em relação ao modo como querem navegar e, mais que qualquer outra tecnologia, as coloca no controle de seus dados pessoais online”.

Apesar do Chrome parecer apontado para a enorme fatia de mercado dominada pelo Internet Explorer, estilhaços podem atingir também o Firefox, da Mozilla. E existem os que acreditam que o browser da raposa pode até ser a maior vítima do novo competidor.

Ter mais pessoas inteligentes pensando em formas de tornar a web boa para seres humanos normais é bom.


Para o CEO da Mozilla, “ter mais pessoas inteligentes pensando em formas de tornar a web boa para seres humanos normais é bom”. Segundo ele, a competição tende a resultar em inovação, como pode-se ver no mercado de navegadores este ano, que teve “enormes melhorias na performance do Javascript, avanço nos processos de segurança e grandes inovações de interface”.

Lilly diz que não se surpreende com a iniciativa do Google, que é o maior investidor da própria Mozilla, pagando US$ 56 milhões dos US$ 66 milhões feitos pela empresa em 2006 para ser a ferramenta de busca padrão do Firefox. “O negócio deles é a web (…). O Chrome será um browser otimizado para o que eles consideram importante, e será interessante ver o desenvolvimento disso tudo”.

Para Lilly, com a entrada do Chrome, o mercado fica ainda mais competitivo e “mais que nunca teremos que fazer softwares que as pessoas amem. O Firerox é muito bom hoje em dia e continuará melhorando”.

Ele afirma que a Mozilla e o Google fizeram “muito nos últimos anos pela melhoria e abertura da web”, cita projetos em comum, como o anti-phishing do Firefox que entrará no Chrome, e lembra que as empresas acabaram de renovar seus acordos comerciais até novembro de 2011.

Lilly fecha seu post lembrando que a Mozilla é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de manter a web aberta e participativa e que, “mesmo num ambiente mais competitivo do que nunca, está otimista em relação ao futuro da Mozilla e da web aberta.

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