CEO do Google pede a estudantes: ‘desliguem seus computadores’
PHILADELPHIA – O chefe da ferramenta de busca mais popular do mundo encorajou estudantes universitários a se afastar do mundo virtal e criar relações humanas. Falando na formatura de uma turma da Universidade da Pennsylvania, o presidente e CEO do Google Eric Schmidt disse para mais de seis mil graduandos que eles precisam encontrar as respostas que realmente importam, vivendo uma vida analógica por um tempo.
– Desliguem os seus computadores. Vocês precisam mesmo desligar seus telefones e descobrir tudo que há de humano a sua volta – disse Schmidt – Nada é melhor do que segurar a mão de um neto que dá os primeiros passos.
Schmidt, doutor pela Universidade da California, em Berkeley, recebeu também um doutorado honorário em ciências na cerimônia. A presidente da universidade, Amy Gutmann, citou as “diversas contribuições de Schmidt para colocar o mundo nas mãos da humanidade”.
– Você devotou sua carreira a criar uma nova era de aprendizado potencializado pela tecnologia – disse Gutmann.
Em seu discurso, Schmidt lembrou que a escola da Pennsylvania teve uma papel chave na indústria da tecnologia ao criar o ENIAC, um dos primeiros computadores eletrônicos, em 1946.
– Literalmente tudo que você vê – todos os computadores, celulares, aparelhos – vêm dos princÃpios inventados aqui – afirmou.
Nos próximos 10 anos, prevê, a tecnologia vai avançar ao ponto de tornar possÃvel ter 85 anos de vÃdeos armazenados em um iPod. Schimidt também orientou os alunos a não traçarem um caminho rÃgido demais para si mesmos, pois recompensas surgem para aqueles que cometem erros e aprendem com eles.
– Você não pode planejar a inovação, mas pode estar pronto para ela. E quando vê a oportunidade surgir, saltar para ela e fazer a diferença.
A classe de 2009 está se formando num clima econômico complicado, mas esse tempo de crise pode ser também de inovação, disse Schmidt. Ele lembrou que sucrilhos e latas de cerveja são produtos da Grande Depressão.
O CEO comparou ainda, em tom jocoso, a “geração do Google e do Facebook” à sua própria: celulares x cabines telefônicas, Wii x Pong, blogs x jornais, Red Bull x Tang.
Ainda mais notável, segundo Schmidt, é o fato de que as pessoas de sua geração passavam a vida tentando esconder seus momentos embaraçosos. Já a geração atual grava e publica esses momentos no YouTube, disse, arracandos gargalhadas da plateia.
– E eu espero assistir a isso pelos próximos 30 ou 40 anos.
Yahoo diminuirá para três meses prazo de armazenamento de dados de buscas
WASHINGTON – O site de buscas Yahoo vai reduzir para três meses o tempo em que armazena dados pessoais conseguidos através da navegação dos internautas, tornando-se a empresa que mantém essas informações por menos tempo. O tempo anterior era de 13 meses. O Yahoo vai manter por seis meses informações que envolvam fraude ou risco de segurança.
– O Google mantinha por 18 meses e iniciou a competição – disse Ari Schwartz, vice-presidente do Centro para a Democracia e TecnologÃa, um grupo de defesa da privacidade – A promessa do Yahoo é mais significativa pois eles já estão de desfazendo de alguns dados há 90 dias e têm realmente um plano de implementação – completa.
A União Européia recomendou que as empresas não conservem os dados por mais de seis meses e encoraja o setor a adotar um padrão para toda a indústria. Os sites de busca da internet obtém receita ao vincular publicidade aos termos de busca, para que os anunciantes possam vender para clientes com maior precisão.
Twitter passa a fazer parte do Google Friend Connect
RIO – O Google ganhou nesta terça-feira um importante novo parceiro para o seu Friend Connect: o Twitter. MySpace e Yahoo! também são parceiros do Google na iniciativa, que tem como rival o Facebook Connect.
O serviço permite que usuários utilizem credenciais de redes sociais para logar em diversas páginas pela internet, que forem cadastradas no Google Friend Connect. O Twitter informou em seu blog que haverá também integração com o Facebook Connect, mas essa iniciativa “exige algum esforço de desenvolvimento”.
Segundo o Google, o acréscimo do Twitter ao Friend Connect permitirá que “o seu Twitter permaneça conectado onde quer que você esteja na web. Isso significa que quando você entra num site integrado ao Friend Connect, pode utilizar seu perfil do Twitter, saber que pessoas você segue no Twitter e também fazem parte do site e enviar rapidamente uma mensagem falando sobre a nova página”.
Google vai dominar o mundo
Em 2009, o Google completa dez anos de existência e para celebrar a data, acho que a empresa decidiu dominar todo o universo.
Depois do buscador, do site de relacionamentos (orkut), do Gmail, do Google Earth e de várias outras ferramentas que nem consigo me lembrar, o Google decidiu criar um navegador próprio de internet (que ainda não testei, então não posso falar nada).
Além disso, a empresa decidiu chegar ao espaço. Através dos serviços da GeoEye, empresa especializada em informações geoespaciais, o Google enviou para o espaço, na semana passada, um satélite que fará imagens em alta resolução da terra. Esse satélite trabalhará exclusivamente para o Google.
Rapaz, já estou vendo o mundo daqui há alguns anos.
O cidadão abre a página do Google, coloca o nome da namorada no buscador e espera alguns segundos. Logo em seguida aparece uma ficha completa da moça, contendo identidade, CPF, residência, filiação e tipo sanguineo.
E digo mais, junto com a ficha aparece um mapinha no canto direito superior da tela, com uma seta, que mostra o local em que a moça se encontra na terra. E a medida que clicamos no sinalzinho de +, a câmera se aproxima e é possÃvel ver, ao vivo, a pessoa que procuramos.
É meus amigos, o Google é o futuro.
Só espero que vocês não gostem muito de privacidade…
Mozilla diz que Firefox 3.1 será mais rápido que o Chrome
RIO – Dois dias depois do lançamento do Chrome, a Mozilla mostrou que não está disposta a perder espaço e anunciou que a próxima versão do Firefox, a 3.1, será mais rápida que o browser do Google.
O Chrome roda uma ferramenta de Javascript chamada V8, principal responsável pela velocidade do navegador, que bateu todos os adversários em testes feitos por especialistas.
Segundo Tech Crunch, para combater o V8, a Mozilla está preparando o TraceMonkey, que acompanhará o Firefox 3.1, a ser lançado até o final do ano. Segundo testes feitos pela própria Mozilla, o Firefox com o TraceMonkey foi até 28% mais rápido que o Chrome rodando no Windows XP e 16% no Windows Vista.
Google Chrome já é o terceiro navegador mais acessado no Brasil
O mesmo sucesso que o Chrome teve pelo mundo, foi alcançado também no Brasil, onde o browser do Google já representa 1,11% dos acessos, tornando-se o terceiro browser mais utilizado, à frente de concorrentes como o Apple Safari e o Opera. Os dados são Predicta, consultoria especializada na análise do comportamento de navegação dos internautas brasileiros.
Segundo Fred Pacheco, gerente de Business Intelligence da consultoria, esses dados devem movimentar a briga entre Microsoft e Google.
– A queda que a Microsoft tem sofrido nos últimos meses ainda é pequena, mas tem impacto direto no multimilionário mercado de buscadores, já que o padrão do Internet Explorer é o Live Search da Microsoft, contra o Firefox e o Chrome, que usam o Google – afirma o executivo.
O executivo afirma que em curto prazo é possÃvel que abalos mais sensÃveis aconteçam ao Firefox que ao navegador da Microsoft:
– o Firefox é utilizado em grande parte pelo grupo que chamamos de early adopters, ou seja, aquelas pessoas que aceitam inovações tecnológicas antes da massa e esse grupo tem maior propensão a experimentar inovação mais cedo que os demais usuários, por isso, podemos assumir que esse grupo será o primeiro a experimentar o Google Chrome – afirma.
Isso se reforça quando a análise é detalhada em acesso a conteúdos mais especÃficos como canais de tecnologia. Neste público, mais antenado com as inovações tecnológicas, a penetração do Google Chrome já chega a 5,16% dos acessos.
– Considerando o poder de penetração do Google no mundo online, o cenário desse mercado promete mudar radicalmente nos próximos meses – complementa Pacheco.
Google modifica cláusula abusiva nos Termos de Licença do Chrome
Sabe aqueles termos de licença que todo software pede para você aceitar antes de instalá-lo e todo mundo aceita sem ler? Pois os termos do Google Chrome levantaram uma onda de protestos pela internet, por conta da cláusula 11, que determina que tudo que você escreve usando o Chrome, pertence ao Google.
Após posts em vários blogs questionarem a cláusula abusiva, o Google admitiu que a exigência era um erro e modificou os termos de compromisso. Pelos termos originais, o Google teria o direito de republicar até mesmo conteúdo apenas visualizado no browser. Além de posts de blogs, emails, conversas do Google Talk, etc.
O texto original era:
“11. Conteúdo licenciado por você
11.1 Você mantém os direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tenha sobre o conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços. Ao apresentar, publicar ou exibir o Conteúdo você dá ao Google o direito perpétuo, irrevogável, mundial, livre de royalties e não-exclusivo de reproduzir, adaptar, modificar, traduzir, publicar, apresentar publicamente e distribuir esse Conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços. Essa licença tem o único objetivo de permitir ao Google exibir, distribuir e promover os Serviços e pode ser revogada para alguns Serviços como definido nos seus Termos Adicionais.
11.2 Você concorda que esta licença inclui o direito do Google tornar esse conteúdo disponÃvel para outras companhias, organizações ou indivÃduos com quem o Google tenha relações de fornecimento de serviços, e de usar esse Conteúdo no fornecimento desses serviços.
11.3 Você compreende que o Google, durante os passos técnicos necessários para o fornecimento desses Serviços, pode (a) transmitir ou distribuir o seu Conteúdo em várias redes públicas e mÃdias; e (b) modificar seu Conteúdo para adequá-lo à s exigências técnicas de redes, aparelhos, serviços e mÃdias. Você concorda que essa licença permite que o Google tome essas ações.
11.4 Você confirma e garante ao Google que você tem todos os direitos, poderes e autoridade para garantir ao Google a licença acima.”
A cláusula modificada ficou assim:
“11. Conteúdo licenciado por você
11.1 Você mantém os direitos autorais e quaisquer outros direitos que já tenha sobre o conteúdo apresentado, publicado ou exibido nos ou através dos Serviços.”
CEO da Mozilla comenta lançamento do Chrome, do Google
RIO – John Lilly, o diretor-executivo da Mozilla, comentou o lançamento do browser Chrome, do Google, nesta terça-feira, em seu blog. Ele afirma que o mercado está mais movimentado do que nunca, citando como exemplos o anúncio do Chrome e o lançamento do beta 2 do IE e do Ubiquity, da própria Mozilla.
A Microsoft também liberou um comunicado oficial em que disse que “O cenário dos navegadores é altamente competitivo, mas as pessoas vão escolher o Internet Explorer 8 pela forma com que ele coloca os serviços que elas precisam nas pontas dos seus dedos, respeita suas escolhas pessoais em relação ao modo como querem navegar e, mais que qualquer outra tecnologia, as coloca no controle de seus dados pessoais online”.
Apesar do Chrome parecer apontado para a enorme fatia de mercado dominada pelo Internet Explorer, estilhaços podem atingir também o Firefox, da Mozilla. E existem os que acreditam que o browser da raposa pode até ser a maior vÃtima do novo competidor.
“Ter mais pessoas inteligentes pensando em formas de tornar a web boa para seres humanos normais é bom.“
Para o CEO da Mozilla, “ter mais pessoas inteligentes pensando em formas de tornar a web boa para seres humanos normais é bom”. Segundo ele, a competição tende a resultar em inovação, como pode-se ver no mercado de navegadores este ano, que teve “enormes melhorias na performance do Javascript, avanço nos processos de segurança e grandes inovações de interface”.
Lilly diz que não se surpreende com a iniciativa do Google, que é o maior investidor da própria Mozilla, pagando US$ 56 milhões dos US$ 66 milhões feitos pela empresa em 2006 para ser a ferramenta de busca padrão do Firefox. “O negócio deles é a web (…). O Chrome será um browser otimizado para o que eles consideram importante, e será interessante ver o desenvolvimento disso tudo”.
Para Lilly, com a entrada do Chrome, o mercado fica ainda mais competitivo e “mais que nunca teremos que fazer softwares que as pessoas amem. O Firerox é muito bom hoje em dia e continuará melhorando”.
Ele afirma que a Mozilla e o Google fizeram “muito nos últimos anos pela melhoria e abertura da web”, cita projetos em comum, como o anti-phishing do Firefox que entrará no Chrome, e lembra que as empresas acabaram de renovar seus acordos comerciais até novembro de 2011.
Lilly fecha seu post lembrando que a Mozilla é uma entidade sem fins lucrativos com o objetivo de manter a web aberta e participativa e que, “mesmo num ambiente mais competitivo do que nunca, está otimista em relação ao futuro da Mozilla e da web aberta.
Google anuncia novo navegador e desafia Microsoft
O Google lança nesta terça-feira um navegador próprio e gratuito, em um claro desafio à Microsoft, que tem no Explorer sua principal fonte de renda, informou hoje a gigante da Internet.
O navegador do Google, que se chamará Chrome, estará disponÃvel nesta terça em sua versão beta (de teste) em 100 paÃses, incluindo o Brasil, segundo os diretores da empresa em seu blog oficial.
O anúncio foi interpretado pela imprensa como a entrada totalmente do Google nos domÃnios da Microsoft, uma empresa que cresceu até se transformar em um gigante graças à liderança de seu sistema operacional, o Windows, e de seu navegador, o Explorer.
“Todos passam muito tempo em um navegador. Fazemos buscas, conversamos, enviamos mensagens, compramos e lemos notÃcias. Por isso, começamos a pensar seriamente em como seria se criássemos um navegador”, asseguraram no blog Sundar Pichai, vice-presidente para a gestão de produtos, e Linus Upson, diretor de engenharia do Google.
“A rede evoluiu tanto, com os novos aplicativos e programas, que nos demos conta de que não necessitamos somente de um navegador, mas de uma nova plataforma moderna”, afirmaram.
Uma das funções do Chrome será isolar cada site que abre, para evitar que, em caso que de um erro, tudo seja perdido.
No entanto, os diretores anunciaram que a versão lançada nesta terça é apenas o inÃcio, já que será aberto um fórum de discussão para melhorá-la antes de seu lançamento definitivo. Além disso, o programa terá um código aberto, por isso os programadores poderão desenvolver seus próprios aplicativos, o que já ocorre com outros produtos do Google.
No blog, os diretores comentaram também que haverá uma versão do Chrome para Mac e Linux.
Atualmente, a Microsoft conta com 72% do mercado de navegadores com o Explorer. Em segundo aparece o Mozilla, da Firefox, com 20%.
Google: União Européia diz que Street View pode gerar problemas
BRUXELAS – A exposição que o serviço de mapas do Google oferece ao levar, à internet, imagens detalhadas de ruas e avenidas, pode gerar preocupações na Europa caso o serviço Street View chegue ao continente, afirmou, nesta quinta-feira, a agência de proteção de dados da União Européia.
O serviço Street View, que combina recursos do Google Maps e do Google Earth, oferece imagens em 360 graus de ruas e avenidas em pelo menos 30 cidades dos Estados Unidos. O recurso, cada vez mais popular entre motoristas, está gerando polêmicas em torno da potencial invasão de privacidade.
– Gerar imagens de qualquer lugar certamente poderá gerar problemas – afirmou Peter Hustix, supervisor de Proteção de Dados da União Européia, em conferência de apresentação do relatório anual.
O especialista trabalha com autoridades nacionais européias para estabelecer regras sobre dados e proteção de privacidade nos 27 paÃses do bloco e disse estar confiante de que o Google vai considerar as leis européias nos planos futuros do produto na região.
– Aparentemente é possÃvel adaptar isso em diferentes modos – apontou Hustix, referindo-se as possibilidades técnicas de limitar o que as imagens mostram online.