Diogo Cata Preta

feeds

Microsoft pode manter XP no mercado se houver demanda, admite Steve Ballmer

A Microsoft poder√° reavaliar os planos de cancelar a oferta do sistema operacional Windows XP a partir de junho se os usu√°rios comprovarem que ainda demandam a plataforma, vontade que ainda n√£o foi demonstrada na opini√£o do diretor-executivo da empresa, Steve Ballmer.

A Microsoft já havia anunciado que deixará de oferecer licenças do Windows XP aos fabricantes de PCs a partir de 30 de junho.

РO XP chegará ao fim de seu ciclo. Já o anunciamos. Se a demanda dos clientes aumentar, for alterada, estaremos preparados, mas por enquanto temos um planejamento que prevê o fim do envio Рafirmou Ballmer, em evento na noite de quinta-feira.

SP1: Microsoft libera pacote de atualiza√ß√Ķes para Vista em portugu√™s

A Microsoft come√ßou a disponibilizar, nesta ter√ßa-feira, no Brasil, o pacote de atualiza√ß√Ķes para usu√°rios do sistema operacional Windows Vista em portugu√™s. O chamado Windows Vista Service Pack 1 para usu√°rios brasileiros poder√° ser baixado atrav√©s do Centro de Downloads, MSDN, TechNet e Windows Update.

De acordo com a empresa, o Service Pack 1 re√ļne diversas atualiza√ß√Ķes para o Windows Vista desde o seu lan√ßamento, “aumentando a compatibilidade, desempenho e confiabilidade do PC, como resultado de um trabalho em conjunto entre a Microsoft e parceiros da ind√ļstria de hardware e software”.

Os usu√°rios que demandam o pacote via “Atualiza√ß√Ķes Autom√°ticas” ter√£o acesso dispon√≠vel a partir de maio. Ainda segundo a companhia, as novas licen√ßas de Windows Vista que j√° cont√™m o SP1 tamb√©m devem chegar ao mercado em maio.

F√£s do Windows XP protestam na internet contra aposentadoria

Milh√Ķes de usu√°rios do sistema operacional Windows XP est√£o usando a internet para protestar contra a retirada do sistema das prateleiras, prevista para junho deste ano. Em um dos movimentos, incentivado pela publica√ß√£o internacional InfoWorld, f√£s de XP coletaram online mais de 140.000 assinaturas contr√°rias √† retirada do sistema das prateleiras.

A empresa espera estimular a adoção do sistema sucessor e mais novo, Windows Vista, versão lançada há mais de um ano e que, segundo analistas, não convence usuários em massa. A Microsoft vai oferecer suporte técnico aos usuários de XP até abril de 2009 e, a partir daí, prestará um nível mínimo de assistência.

Carlos Prado, um dos l√≠deres do movimento da InfoWorld, afirma que “se (a Microsoft) o obriga a adotar o Windows Vista, me tornarei usu√°rio do Linux”, amea√ßa apoiada por diversos participantes. “Que Deus nos ajude e nos salve do Vista”, afirmou outro usu√°rio que participa do movimento. Um internauta, identificado apenas como Fritz opinou que “o Vista √© uma vergonha para a engenharia americana”. Al√©m do movimento apoiado pela revista, dezenas de blogs e v√≠deos re√ļnem usu√°rios contr√°rios √† retirada do sistema operacional Windows XP.