Diogo Cata Preta

feeds

Certifica√ß√Ķes do PMI – Project Management Institute

O Project Management Institute (PMI¬ģ) √© uma institui√ß√£o sem fins lucrativos criada nos Estados Unidos em 1969 com a finalidade de promover avan√ßos nas t√©cnicas de gerenciamento de projetos atrav√©s da qualifica√ß√£o profissional.

Vivemos numa sociedade em que a competição e o rápido avanço tecnológico são realidades. Dessa maneira, se faz cada vez mais necessária a capacitação qualitativa dos profissionais dos diversos setores da economia. Pensando dessa maneira que o Project Management Institute vem promover essa capacitação.

Hoje, essa organiza√ß√£o √© a √ļnica que possui seu processo de certifica√ß√£o n√£o s√≥ reconhecido em todo mundo, como tamb√©m pela International Organization for Standardzation (ISO). Este processo prev√™ cinco categorias de certifica√ß√£o, descritas nas se√ß√Ķes seguintes: CAPM¬ģ ¬†PMP¬ģ ¬†PgMP¬ģ¬† PMI-SP¬ģ e PMI-RMP¬ģ.

A credencial Project Management Professional (PMP¬ģ) foi criada em 1984 e consiste na certifica√ß√£o da qualidade profissional individual promovida por pelo PMI¬ģ e reconhecida em todo o mundo, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto √† experi√™ncia necess√°ria ao bom desempenho da miss√£o de gerenciar projetos.

A certifica√ß√£o CAPM¬ģ foi criada com o objetivo de viabilizar a certifica√ß√£o de membros de equipe e gerentes de projeto e at√© estudantes (2¬ļ Grau Completo) que est√£o iniciando nas carreiras de Gerenciamento de Projetos. Esta certifica√ß√£o tem como objetivo beneficiar profissionais de todas as √°reas, pois demonstra o interesse do profissional no ganho de conhecimentos em processos e terminologias de gerenciamento de projeto.

A certifica√ß√£o PgMP¬ģ foi lan√ßada em 2007 e √© voltada para gerentes de programa, que na defini√ß√£o do PMI¬ģ √© ‚Äúum grupo de projetos relacionados gerenciados de modo coordenado para a obten√ß√£o de benef√≠cios e controle que n√£o estariam dispon√≠veis se eles fossem gerenciados individualmente. Programas podem incluir elementos de trabalho relacionados fora do escopo dos projetos distintos no programa‚ÄĚ.

A certifica√ß√£o PMI¬ģ Scheduling Professional foi criada com o objetivo de validar a experi√™ncia e conhecimento inerente √† programa√ß√£o e elabora√ß√£o de cronogramas de projeto. Em decorr√™ncia dos projetos terem se mostrado maiores, mais complexos e mais diversos globalmente, o mercado sugere que risco e cronograma sejam tratados como aspectos chave de um projeto.

A certifica√ß√£o PMI-RMP¬ģ comprova a capacita√ß√£o em termos de habilidades e conhecimentos dos profissionais credenciados para atuarem em projetos cr√≠ticos, atrav√©s da identifica√ß√£o e mapeamento de riscos, defini√ß√£o de respostas (mitigando amea√ßas e capitalizando oportunidades) e comunicando os riscos.

Em alinhamento com as expectativas e demandas do mercado no sentido de destacar pap√©is espec√≠ficos nos time de projeto, o Departamento de Certifica√ß√£o do PMI¬ģ identificou a necessidade de introduzir duas novas credenciais no ano de 2008: uma das certifica√ß√Ķes ser√° destinada a Gerenciamento de Riscos e a outra a Gerenciamento de Cronogramas (Scheduling).

 

Fontes: Escritório do PMI em Minas Gerais

Comentários

Leave a Reply