Diogo Cata Preta

feeds

Especialistas corrigem falha que permitia golpe banc√°rio online

Especialistas em computação lançaram um programa que corrige uma falha de segurança nos navegadores da internet.

A falha permitia que criminosos redirecionassem os usuários para páginas falsas, mesmo quando digitavam o endereço correto no navegador.

Isso fazia com que os usu√°rios navegassem por p√°ginas falsas de bancos e cart√Ķes de cr√©dito, se sujeitando ao golpe conhecido como phishing, que leva usu√°rios a passar, sem saber, dados banc√°rios e financeiros a terceiros.

Grandes empresas como a Microsoft est√£o distribuindo o software que corrige a falha.

“As pessoas devem ficar preocupadas, mas elas n√£o precisam entrar em p√Ęnico”, disse o especialista Dan Kaminsky, um dos especialistas que descobriu a falha.

Segundo ele, esse tipo de problema é inédito.

Ele descobriu a falha h√° seis meses ao navegar pelo Domain Name System (DNS), um sistema que √© usado para converter endere√ßos da internet em seq√ľ√™ncias num√©ricas.

Ao burlar o DNS, criminosos redirecionavam endereços para sites falsos de bancos, onde os usuários acabavam revelando dados pessoais, como senhas bancárias.

Em março, Kaminsky reuniu grandes empresas de computação Рcomo Microsoft, Sun e Cisco Рe formou uma equipe para investigar uma solução para o problema.

“Isso nunca foi feito antes e √© uma grande tarefa”, disse ele.

Os especialistas não têm certeza de quantas vezes a falha dos navegadores foi usada. Os usuários devem receber a atualização automaticamente.

A Microsoft lançou a atualização na terça-feira.


Comentários

Leave a Reply