Diogo Cata Preta

feeds

FujiFilm lança câmera de 3D real

RIO – Vinte anos apĂłs o conceito de fotografia tridimensional ter sido ridicularizado por especialistas do mercado, fabricantes de câmeras digitais estĂŁo investindo nesse filĂŁo.

A FujiFilm lançou uma câmera 3D com duas lentes durante o evento Photokina, encerrado domingo passado em ColĂ´nia, na Alemanha. Com o nome de “FUJIFILM FinePix Real 3D System”, a câmera grava fotos e vĂ­deos em trĂŞs dimensões e simultaneamente captura imagens de grande angular de cenas simples. A iniciativa da empresa está motivando as concorrentes a atacarem o filĂŁo com igual agressividade, com lançamentos previstos tambĂ©m para o inĂ­cio de 2009.

As duas lentes da câmera ficam entre 6 e 7 cm de distância uma da outra, emulando a distância entre os olhos humanos. As imagens são processadas em tempo real, produzindo o efeito estereoscópico que faz os objetos em cena parecerem estar posicionados em diferentes planos na imagem, como na verdade o estão no ambiente enquadrado.

O efeito 3D Ă© gerado pelo chip “Real Photo Processor 3D”, que mescla as imagens obtidas pelas duas lentes, levando em conta parâmetros como foco, zoom, alcance e abertura, exibindo o resultado na tela LCD. Quando a câmera for lançada, em 2009, a FujiFilm promete que ela já será capaz de gravar vĂ­deos tambĂ©m em HD (high definition – alta definição).

Apesar de já existirem outras câmeras 3D no mercado, elas são em geral ainda muito caras. Com este lançamento da Fuji, e com a competição que advirá, os preços logo cairão, ao mesmo tempo que as funcionalidades serão aperfeiçoadas. No link fuji-real-3d podem ser vistas, em inglês, mais informações sobre o lançamento.


Comentários

Leave a Reply