Diogo Cata Preta

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HMB Р(Hidróxi B-Metilbutirato)

SOBRE O HMB ?

HMB ou Hidróxi B-Metilbutirato é um metabólico do aminoácido LEUCINA e é produzido naturalmente pelo corpo humano. HMB pode também ser encontrado em muitos dos alimentos consumidos, tais como: toranja, peixe bagre e ainda no leite materno. Embora o HMB possa ser encontrado na natureza é muito difícil e impraticável conseguir uma base regular de alimentos que forneça suficientemente todos os benefícios do HMB. Portanto, a suplementação com HMB pode ser vantajosa para os praticantes de musculação ou daqueles sob extremo estresse muscular, como os praticantes do atletismo.

HMB

POR QUE DEVERIA USAR HMB ?

Como √© o objetivo de muitos suplementos que hoje est√£o no auge, incluindo Creatina Monoidratada e L-Glutamina, HMB √© usado como tentativa de elevar os n√≠veis de for√ßa, acentuar ganhos na dimens√£o e for√ßa muscular e prevenir colapso no tecido muscular, que pode ocorrer logo ap√≥s os exerc√≠cios √°rduos. Cientistas n√£o est√£o exatamente seguros como HMB funciona, por√©m eles acreditam que este metab√≥lico de amino√°cido auxiliar√° o corpo na tentativa de minimizar o colapso das prote√≠nas, que pode ocorrer logo ap√≥s os exerc√≠cios intensos. Portanto, ao minimizar o colapso da prote√≠na, ou do m√ļsculo, HMB pode ajudar o corpo a se restabelecer rapidamente de exerc√≠cio que possa levar r√°pido e grande acr√©scimo na dimens√£o e for√ßa muscular.

QUE PESQUISAS FORAM FEITAS SOBRE HMB?

Com exceção da creatina monoidratada, HMB é um dos suplementos hoje à venda mais altamente estudado. Estudos têm sido feitos sobre HMB envolvendo animais e seres humanos. Diversos e importantes ensaios duplos cegos (paciente e médico não sabem o que estão tomando), estudos universitários com placebo controlado mostraram que HMB ajudou jovens praticantes de musculação a ganharem mais força e dimensão muscular. Outro estudo examinou o efeito que HMB fez sobre idosos (acima de 65 anos) que treinaram com peso. Este estudo mostrou que tomando HMB eles obtiveram melhores resultados do que os que não tomaram a suplementação. Ainda outro estudo mostrou que mulheres que se exercitaram regularmente com pesos e receberam suplemento de HMB ganharam mais medida e força e perderam mais gordura. Finalmente um estudo envolvendo ciclistas mostrou que quando recebiam suplemento de HMB suas resistências eram significantemente aumentadas. Como você pode ver, a lista segue continuamente.

QUE DOSE DE HMB DEVEREI TOMAR ?

Muitos dos estudos científicos sobre HMB têm usado a dose de 3 gramas por dia, tomadas em 2 vezes. Alguns estudos analisou os efeitos das doses de 1,5 a 3 gramas por dia. Estes estudos mostraram que o grupo que tomou a dosagem alta, neste caso 3 gramas por dia, conseguiu significantes ganhos em força e dimensão e perdeu mais gordura do corpo do que o grupo que tomou 1,5 gramas por dia. Algumas pessoas, tais como praticantes de musculação ou pessoas pesando acima de 200 libras (cerca de 90 kg), adquiriram mais força tomando 4,5 a 6 gramas por dia. Embora nenhum estudo científico tenha provado até agora, parece que os efeitos de HMB podem ser proporcionais à dosagem.

QUE EFEITOS COLATERAIS SÃO CAUSADOS POR HMB?

At√© agora nenhum efeito colateral reconhecido foi relatado ou documentado por causa do uso de HMB. Como declarado antes, HMB √© uma subst√Ęncia natural produzida pelo corpo humano e tomando-o nas dosagens semelhantes √†s recomendadas √© seguro e √© apoiado por pesquisas cient√≠ficas. Estudos t√™m igualmente sugerido que HMB pode ajudar a sa√ļde das art√©rias e tamb√©m reduzir os n√≠veis de colesterol.

DEVEREI ALTERNAR (CICLAR) O USO DE HMB?

Os estudos cient√≠ficos feitos sobre HMB n√£o descobriram qualquer evid√™ncia de que o uso alternado obrigat√≥rio de HMB possa ser vantajoso, por√©m muitos atletas procedem assim de qualquer maneira. √Č comum programar o uso de 4 a 6 gramas di√°rias para prevenir o esgotamento e apressar a recupera√ß√£o do tecido muscular, quando um atleta altera demasiadamente sua rotina de exerc√≠cios.


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