Diogo Cata Preta

feeds

ITIL – Information Technology Infrastructure Library

Vou  falar hoje de uma outra certificação que está em alta no mercado. Hoje, vou dedicar um tempo para falar da ITIL.

A sigla ITIL significa ‚ÄúInformation Technology Infrastructure Library‚ÄĚ, e nada mais √© do que um conjunto de livros que versam sobre boas pr√°ticas (do ingl√™s best practices) desenvolvida no final dos anos 80 pela CCTA (Central Computer and Telecommunications Agency), e atualmente sob cust√≥dia da OGC (Office for Government Commerce) da Inglaterra.

A ITIL busca promover a gestão com foco no cliente e na qualidade dos serviços de tecnologia da informação (TI), e endereça estruturas de processos para a gestão de uma organização de TI apresentando um conjunto compreensivo de processos e procedimentos gerenciais organizados em disciplinas com os quais uma organização pode fazer sua gestão tática e operacional em vista de alcançar o alinhamento estratégico com os negócios.

‚ÄúEm meados de 1990, a ITIL foi reconhecida como um ‚Äúpadr√£o de facto‚ÄĚ (express√£o de origem latina que significa ‚Äúna pr√°tica‚ÄĚ), no Gerenciamento de Servi√ßos de TI (GSTI) ou IT Service Management (ITSM) como internacionalmente se conhece a denomina√ß√£o.‚ÄĚ

Fonte: WIKIPEDIA

Resumindo, a ITIL (‚ÄĚa‚ÄĚ e n√£o ‚Äúo‚ÄĚ, j√° que ITIL √© uma biblioteca) √© um conjunto de normas livros , uma abordagem ou um padr√£o. Uma empresa n√£o aplica a ITIL, mas se orienta por ela. √Č interessante ressaltar isso, pois muita gente faz confus√£o. A ITIL lista uma s√©rie de pr√°ticas globalmente aceitas que podem ou n√£o ser implementadas como um todo ou apenas em parte. Estas pr√°ticas t√™m seu foco na gest√£o estruturada de servi√ßos de TI.

Sobre a certificação ITIL

Existem 3 níveis distintos: Foundation, Practitioner e Manager

As 2 √ļltimas s√£o voltadas para os profissionais de governan√ßa. A Foundation √© aberta ao p√ļblico em geral (na verdade, as outras 2 tamb√©m s√£o, mas exigem que se fa√ßa um curso autorizado e um investimento ($$$) bastante consider√°vel). Para obter a certifica√ß√£o ITIL Foundation, basta ser aprovado em 1 √ļnico exame (ex0-100 / ITILF), que pode ser agendado diretamente no site da VUE (www.vue.com). O custo do exame √© de US$150. O exame √© composto de 40 quest√Ķes, todas de m√ļltipla escolha com APENAS 1 ALTERNATIVA CORRETA. O n√≠vel de dificuldade √© de baixo para m√©dio.

O¬†score¬†para aprova√ß√£o √© de apenas 26 pontos, ou seja, basta responder corretamente somente 65% do exame. Os √≠ndices de aprova√ß√£o s√£o bastante elevados (em torno de 85%). √Č uma prova bastante direta, e ser aprovado √© relativamente f√°cil (dado que se estude, claro). O resultado sai na hora e, diferentemente dos exames da Cisco, √© poss√≠vel retornar √†s quest√Ķes respondidas para revisa-las. O tempo para completar o exame √© de 1 hora, mais do que suficiente.

Antes, o exame encontrava-se disponível apenas em Inglês, mas agora já é possivel realizar a prova em portugues. Para quem não possui Inglês básico para leitura, realizar esta prova em inglês será um enorme desafio.

E como as empresas estão vendo esta certificação?

Dependendo do cargo almejado, esta certifica√ß√£o certamente √© um grande diferencial. Por exemplo, para profissionais que lidam com processos como arquitetos de solu√ß√Ķes, gerentes de projeto, analistas da informa√ß√£o, analistas de processos, etc. Mesmo para algumas posi√ß√Ķes que, aparentemente n√£o se beneficiariam desta certifica√ß√£o, possuir ela pode ser um grande diferencial, dependendo do foco da empresa.

Uma sugest√£o: Pesquisem nas vagas publicadas no site APINFO (site de empregos de TI – www.apinfo.com) – ou em outro site de sua prefer√™ncia – a palavra ITIL. Voc√™s se surpreender√£o com o n√ļmero de vezes em que ela aparece nos descritivos das vagas.

Agora, se você almeja um cargo gerencial, esta certificação é quase um pré-requisito para você. Invista nela!

Espero que este breve artigo seja de alguma utilidade!

Um grande abraço!

Diogo Cata Preta.


Comentários

Leave a Reply