Diogo Cata Preta

feeds

Novo vírus ameaça usuários de redes de compartilhamento

virusAo menos meio milh√£o de computadores em todo o mundo podem ter sido afetados por v√≠rus disfar√ßados de arquivos de m√ļsica ou v√≠deo, segundo advertiu nesta quinta-feira a empresa de seguran√ßa na internet McAfee.

Os arquivos com o vírus estariam sendo postados em redes de compartilhamento de arquivos.

A McAfee afirma que o foco desse tipo de v√≠rus √© o pior visto nos √ļltimos tr√™s anos.

Os usu√°rios que rodam o arquivo com o v√≠rus s√£o bombardeados com an√ļncios pop-up e se arriscam a comprometer a seguran√ßa de seus computadores.

Nomes diferentes

O arquivo falso, com vírus do tipo trojan, tem sido amplamente distribuído em redes de compartilhamento como eDonkey e Limewire.

O arquivo tem vários nomes diferentes e é escrito em diferentes línguas para tentar atrair o usuário a baixá-lo.

Os t√≠tulos fazem o arquivo parecer ser uma faixa de m√ļsica, pornografia ou vers√Ķes completas de filmes populares.

O usuário que baixa o trojan e tenta rodá-lo se depara com uma janela pedindo a instalação de um codec (programa decodificador) para poder ver ou ouvir o suposto arquivo.

Mas ao rodar o arquivo, ele instala no computador um adware, programa indesejado que abre janelas de propaganda no computador do usu√°rio.

No pacote de programas indesejados instalados pelo vírus está um tocador de MP3 que somente toca faixas incluídas no próprio arquivo.

Foco raro

A McAfee diz que um foco de v√≠rus t√£o grande √© raro porque os criminosos tecnol√≥gicos preferem tipicamente focar suas cria√ß√Ķes para manter os n√ļmeros baixos e evitar a detec√ß√£o.

Segundo a empresa, nos √ļltimos sete dias, o v√≠rus trojan foi encontrado em mais de 500 mil computadores, que notificam a companhia quando um arquivo malicioso √© baixado.

A McAfee diz que, até agora, apenas 10% desses computadores parecem ter chegado ao ponto de instalar o codec.

Outras companhias de segurança também disseram ter detectado o trojan, mas não em uma quantidade tão grande quanto a McAfee.

A empresa advertiu seus usuários para manter seus programas de proteção atualizados e ter cautela ao usar redes de compartilhamento de arquivos.

Para mais notícias, visite o site da BBC Brasil

¬© British Broadcasting Corporation 2006. Todos os direitos reservados. √Č proibido todo tipo de reprodu√ß√£o sem a autoriza√ß√£o por escrito da BBC BRASIL.


Comentários

Leave a Reply