Diogo Cata Preta

feeds

Rio quer ser primeiro estado com internet em todos os municípios

O Rio de Janeiro caminha para se tornar o primeiro estado totalmente digital do país. A meta é integrar ao processo Rio Digital, até setembro deste ano, seis dos dez municípios da Baixada Fluminense: Nova Iguaçu, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nilópolis, Mesquita e Queimados. Os quatro municípios restantes da região РJaperi, Paracambi, Magé e Guapimirim Рdeverão estar com conexão à internet banda larga até o final de dezembro.

A informa√ß√£o foi dada nesta quinta-feira, pelo coordenador do projeto, o professor Franklin Dias Coelho, da Universidade Federal Fluminense (UFF), ap√≥s participar do semin√°rio “Digital Cities”, no Rio.

O projeto foi aprovado em novembro do ano passado pelo governador Sérgio Cabral Filho. Franklin recordou que a experiência começou na cidade de Piraí. A partir daí, foi elaborado todo o projeto de integração digital para os 92 municípios fluminenses. A expectativa é que ele esteja concluído até 2010.

Hoje, revelou Franklin, Pira√≠ √© um munic√≠pio cujos pr√©dios p√ļblicos s√£o totalmente cobertos com sistema digital sem fio. A rede Pira√≠ Digital tem 520 quil√īmetros quadrados e todas as √°reas urbanas e rurais s√£o cobertas.

– Todas as escolas t√™m laborat√≥rios e ambientes virtuais de aprendizagem. Ou seja, n√£o √© apenas um lugar de acesso √† internet. Mas √© um lugar de produ√ß√£o de conte√ļdo, no qual os professores e os alunos interagem – salientou o professor.

Um segundo município do estado do Rio РRio das Flores Рjá iniciou o processo de digitalização e tem 70% de cobertura, a maior parte na área urbana.


Comentários

Leave a Reply